Documentário "Música é Perfume" vai ser exibido pelo Canal Bis, no especial Mês da Mulher


O documentário Maria Bethânia - Música é Perfume, de Georges Gachot, será exibido pelo Canal Bis, do Grupo Globo parte da programação especial no Mês da Mulher. Digirido pelo francês Georges Gachot é narrado pela própria cantora que apresenta mais de 30 músicas, o especial vai ar no dia 13/03, às 21h30.

Esse documentário apresenta uma análise do processo criativo da cantora Maria Bethânia e o mapeamento de formação da música popular brasileira. Nos anos 60, Bethânia surge ao lado de Gal Costa, como uma das musas da contracultura brasileira e da resistência ao regime militar. Ao longo do tempo ela se torna uma das mais cultuadas intérpretes da MPB. O filme traça um paralelo entre a sua vida e as transformações sociais ocorridas no Brasil.


SINOPSE COMPLETA
Tudo começou no Festival de Montreux, na Suíça, em 1998, quando o documentarista francês Georges Gachot, há 15 anos especialista em filmes sobre música clássica, foi a um show de Maria Bethânia pela primeira vez. A perplexidade diante do que viu, resultou na vontade imediata de fazer um documentário sobre a cantora. A imersão do cineasta num universo musical completamente desconhecido para ele, o de Bethânia, e por extensão o brasileiro, desaguou no documentário Maria Bethânia- Música é perfume, lançado em DVD, pela Biscoito Fino.

O documentário é todo narrado pela própria Bethânia. Mais do que isso, sua voz nos conduz a uma viagem pelos vários sons e matizes que embalam e colorem a nação. As filmagens ocorrem durante a gravação do disco ‘Que falta você me faz’, dedicado à obra de Vinicius de Moraes, e a turnê do show ‘Brasileirinho’, em que a cantora lança um olhar apaixonado sobre o Brasil, a partir de referências incondicionais da arte brasileira. São ao todo 32 músicas e mais oito no extra, como ‘Gente Humilde’, ‘Vai Ficar na Saudade’ e ‘Estranho Rapaz’, entre outras. No extra, depoimentos de Chico Buarque, Suzana de Moraes, e algumas reflexões sobre Maria Bethânia de Moogie Canazio, Suzana de Moraes, Caetano Veloso, Chico e Miúcha.

Postar um comentário

0 Comentários