Caetano Veloso e Maria Bethânia são uma só pessoa?

A cantora Maria Bethânia foi a convidada do programa Conversa com Bial, de sexta, dia 2. A #AbelhaRainha, comentou entre outras coisas, sobre o crítico que disse que ela e o irmão Caetano Veloso são a mesma pessoa.

Bethânia cantou, sorriu e se divertiu. O texto, citado pela cantora, segue abaixo na íntegra:

Caetano Veloso e Maria Bethânia São Uma Só Pessoa? 

Caetano Bethânia Maria Veloso. Jogo de Estrelas. Jogo de Amarelinhas. Pulando de um pra outro. Céu e inferno? Ou muito pelo contrário? Tudo a ver. 
Descobri o maior segredo guardado a sete chaves baianas do repertório lendário de nossa maravilhosa MPB: Caetano Veloso e Maria Bethânia são uma só pessoa. Calma, péra aí, explico. Bahia de todas as santas. Deus é mãe.
Aliás, como é que vocês nunca notaram a semelhança de circunstancia coincidente? Tá na cara, leãozinho. Caetano Veloso e Maria Bethânia são um só. Eles se revezam. Quando um lança um novo cedê, o outro some depressinha. E vice-versus. Quando um faz turnê pro sul-maravilha, o outro diz que está na Europa. Estranho, mas crível. É a cara de um e o astral de outro. Só que o Cae pra ser Bethânia usa peruca, entrelaçamento. Mas se fizeram dois, para ganharem mais dinheiro, trabalhando menos. A famosa preguiça baiana, sabem. Dorival Caymi deve ter sacado logo de cara a multiplicação de flashs. 
A Grã Bethânia, a maior cantora do Brasil hoje em dia, lançou o belíssimo cedê Maricotinha. Caetano sumiu. Eles são um só, como os japoneses que são todos gêmeos, mais nasce um de cada vez. Mais ou menos assim, se é que vocês me entendem. 
Claro, dizem que Cae nasceu primeiro. Dona Canô deve ter então inventado uma outra nova Bethânia, que é o outro lado qualquer coisa jóia odara do Caetano Vianna Telles Veloso. Que ele incorpora muitíssimo bem, nessa nossa latíndia afrobrasilis, e assim se sai muito bem, claro, pois eles, quero dizer, ele, o Cae, é o maior compositor brasileiro, que ele mesmo, também genial, facilmente compôs a Bethânia, como diz extra-oficialmente que foi ele que escolheu o nome da irmã - que se injeta de ser pra delírio e glamour geral. Mas ele a dubla, apenas, isto é, incorpora esse outro ser-se de si mesmo alegria alegria (sem lenço e sem documento) e assim são dupla de um só, de cada vez. E cada vez melhor, sempre. 
Alguém já viu o documento-identidade do Cae e o da Bet Bet Bethânia? Aí tem a cara e a coragem, a outra face da mesma moeda. Cara e cara. São tão parecidos (uns são, uns não, uns hão), idênticos, vitelinos, que só podem ser um só. Faz sentido. Caetano, o homem, afina a foz. Bethânia, a mulher, engrossa. Pra disfarçar. Despiste, sabe. 
Mas são um só, Se vocês o viram em dupla, pode crer que é montagem das boas. No show Doces Bárbaros, bem que tinha muita luz, um espetáculo e tanto. Jogo de espelhos. Ou é a Gal (que também é Maria das Graças) que, ora interpreta ora o Cae, ora a Bet, colaborando com o disfarce?. Pode apostar nisso. Maria Bethânia é Caetano, Caetano Veloso é Maria Bethânia. Sem tirar nem pôr. 
Dizem que poucas vezes foram visto juntos no mesmo palco-íris. Ela diz que o adora. Ele merece. Ele diz que é sua irmã-alma. Tá vendo como eles se contradizem, se traem, porque tentam despistar o óbvio ululante?. Alô você, confesse, vá, já viu os dois lado a lado, pessoalmente? Alguém já viu? Claro que não. Só pode ser truque, montagem espetacular, em raras vezes que se apresentam juntos. Não é à toa que o show da Bethânia é caríssimo e raro. Diamante verdadeiro. Um é o álibi do outro? Vá saber. 
O repertório dela é uma Caetanópolis por atacado. O jeitão dele no palco se controlando, segurando o tchan, é bem Caetano Bethânia. Caetanear, por que não? Vocês nunca sacaram as letras do Caetano Veloso? Enquanto Chico Buarque canta a alma feminina, Bethânia é o Id de Caetano, sua alma-germinal. Sacou o lance? 
Como é que você vai querer que uma mulher vá viver sem mentir? Bethânia mente que não é Caetano. E Caetano é um esse cara, se consumindo. Um homem-mulher. Não sexualmente falando, sabe, mas artisticamente sendo uma espécie de dupla de um.   Ele, um dia, sacou que poderia inventar de inventar uma alma andaluz, e, cinema falado, representa bem a irmã baby. E sai-se muito bem, diga-se de passagem. Adoravelmente outra pessoa, mais exatamente iguais. Balaio sem tampax. 
Se você pegar um programa de computador, um que tenha ilha de edição, e gravar um, esse cara, depois gravar outro, idem, interpondo as imagens, vai verificar que são idênticos como unha e acne. Iguaizinhos. Assim dá mais lucro. Pode ver que Caetano trabalha no primeiro semestre e Bethânia só no segundo. Pra vadiar. E assim vão levando a temporada, celebridades que são. Afinal, não podem se encontrar, claro, um corpo só não pode ocupar dois espaços físicos diferentes, a não ser que um assuma outra identidade-glamour. Mas não é psicótico, neurose, é amor em dobro, arte em dobro, como uma peça-dobradiça só se completa sendo macho-fêmea no sentido puramente estético-existencial de percurso e mais valia. 
Caetano se disfarça de Bethânia, e canta Olhos nos Olhos, Cálice – aliás o Caetano Bethânia adora o Chico. Bethânia tira o entrelaçamento capilar, afina a voz (que é sua voz normal quando ele não recebe a santa Bet) e grava Peninha, Fernando Mendes. As canções que você fez pra mim mesmo. Pegou? Captou minha mensagem? 
Como aço e imã. Irmanados. Todos os unos. E pode ver que tem uma música que Caetano entrega o ouro da bandida. Diz que adora palavras trabalhado em ã. Como imã, irmã. Ele é irmã dele mesmo. Sorte nossa. Isso é que é talento. Quando ele canta em falsete, então (eu sei que vou te amar), ele se completa como flor-fêmea, pássaro-flor, e sua baianidade de Subaé em jogos de amarelinhas. Quando é que Caetano é ele mesmo? Cinema calado? Noites do norte. Outras palavras. Pula. Quando é que Maria Bethânia é ela mesma? Quando canta Tigresa, Índio, Ciúmes, o lado Bobô de Caetano mandorová-camaleão. Eu que não caio nessa. 
Quando for no show de um, vou pedir autógrafo do outro. E nem é dupla personalidade, pois tudo é muito claro. Quando for no show do outro – e existem outros? – vou pedir autógrafo dobrado pelo mesmo preço-ingresso. Como saquei essa, e adorei, não preciso fazer chantagem ou usar de extorsão, vou fazer uma promessinha: Caetano musica letras-mantras minhas, e Bethânia (os dois um só) interpreta, e eu os perdôo imensamente. Sem tirar nem pôr. 
Aliás, com aquela cabeça, Caetano ser um só era mesmo desperdício corpóreo-sensorial. Então ele se empluma todo, parecendo uma penteadeira de cigana, e assim, sem precisar soltar qualquer dragão-rainha de sua sensibilidade-ninhal, fina flor da espécie que é avis rara, parece-se e é!. 
O muso Caetano é esperto. Por isso é meu ídolo-mor. Tem as mil e uma noites dentro do ser-se de si., E como nunca toda arte lítero-musical é selfgrafia, ele se despacha ora um, ora outra. Pesquisem as letras dele, pra ver como ele se entrega. De maneira tácita confessa nas entrelinhas aqui e ali. Implicitamente. E dá um belo baião de dois num mesmo solo corpóreo, boleros-blues. Como é que eu não tinha pescado isso antes? É pura magna mágica. Coisa de Terra do Nunca. Você nunca foi à Bahia? Dizem que lá, toda mulher-bandeira determinada é cabra macho. E todo homem cheio de si é purpurina-talismã. Deve ser isso. Afinal, ninguém pode fugir de ser dupla quando pode ser tantos e timbres e tons e tais. Ora direis, ouvir estrelários. 
Caetano Veloso e Maria Bethânia são uma só pessoa? Quem é a persona? Adoro os dois. Dose dupla de alto poder criativo. Deixa sangrar. Cenário e camarim. Com todas as letras, todas as músicas, todos os jogos de cena e interpretações. Palco iluminado num só diapasão. Sangue bom é fogo e fato. 
A Dona Canô deve ser Santa. Ou isso é macumba das grossas, como Dorival Caymi e ACM que, aliás, podem ser mesma pessoa também, um no violão náutico e outro na violação do painel do congresso mar de lama neoliberal? Mas aí já seria exagerar. E eu não sou disso. Onde já se viu? 
Falando sério. Gosto de sacar as coisas que, de tão claras, poucos enxergam, como o óbvio ululante que estranhamente ninguém nunca vê. 

Maria Caetano e Bethânia Veloso são uma só pessoa. 
De Silas C Leite
Ma

Postar um comentário

0 Comentários